Grupo CERATIZIT
Contact
PCF

Pegada de Carbono do Produto

"Nosso objetivo é estabelecer um padrão comum no mercado para o cálculo e a classificação da pegada de carbono de ferramentas de corte, soluções e pós de metal duro. Desta forma, seremos capazes de oferecer aos clientes a transparência que eles desejam em relação à pegada de carbono", explica o porta-voz do Conselho Executivo, Dr. Andreas Lackner.

  • PCF

    Tal como os sistemas de classificação bem conhecidos, os clientes devem ser capazes de compreender e avaliar rapidamente a pegada de carbono de um produto. O comprimento das barras permite um entendimento intuitivo do nível de emissões. As barras apresentam diferentes gradações de cinza. As cores foram omitidas intencionalmente para evitar quaisquer associações com outras escalas. A classificação alfabética PCF (Product Carbon Footprint, ou Pegada de Carbono do Produto) pode ser integrada em qualquer folha de dados do produto ou documento de vendas. A partir de meados de setembro de 2023, a classificação PCF estará visível para todos os clientes que adquirirem produtos com a classificação PCF. 

    A PCF será então calculada a partir das pegadas de CO2 das matérias-primas, mais as pegadas de CO2 dos processos de produção envolvidos, cada uma ponderada com os factores de eficiência desde a matéria-prima até ao produto acabado. O resultado é a pegada de CO2 por quilograma deste produto específico. A abordagem de cálculo está alinhada com a norma ISO 14067:2018 e foi revisada criticamente por um terceiro, denkstatt, membro da Inogen - Environmental Alliance. A Product Carbon Footprint (PCF) é calculada com base nas emissões específicas de gases de efeito estufa do material de entrada usado e dos módulos de processo envolvidos na produção do produto. Se módulos de processo individuais forem realizados por parceiros, as emissões desses módulos de processo serão calculadas diretamente pelos parceiros.

    Ilustramos como isso funciona em nosso vídeo:

Pegada de carbono corporativa como pré-requisito

A base para o cálculo da pegada de carbono é a respectiva Pegada de Carbono Corporativa (CCF), ou seja, a pegada de CO2 da empresa como um todo. De acordo com a norma ISO 14067:2018, a pegada de carbono do produto inclui não apenas as emissões atribuíveis aos Escopos 1 e 2, mas também a parte upstream das emissões do Escopo 3, que podem ser atribuídas a produtos específicos (bens e serviços adquiridos, transporte e distribuição upstream, bem como os resíduos gerados nas operações em andamento). Pra levar as necessidades dos clientes ainda mais em consideração, a CERATIZIT usa a abordagem “cradle-to-gate”, que não inclui as emissões downstream.

Graças à cadeia de suprimentos totalmente integrada para matérias-primas, a CERATIZIT pode determinar dados precisos para a pegada de carbono do produto. “Nossa ambição é conduzir a indústria de metal duro para um futuro sustentável. No entanto, cabe aos clientes decidirem entre um produto padrão com transparência PCF detalhada ou uma solução com pegada de carbono particularmente baixa. Com o nosso padrão, oferecemos a base para que estas decisões sejam tomadas de maneira fundamentada”, diz o Dr. Andreas Lackner. 

 

PCF

A CERATIZIT introduziu o primeiro padrão para o cálculo e a classificação da pegada de carbono de produtos de metal duro.

  • Baixe agora nosso novo Whitepaper: Conheça a pegada de carbono de seu produto

    Saiba mais sobre o que é a Pegada de Carbono do Produto e como ela funciona. Detalhes sobre o cálculo serão publicados nas próximas semanas.

     

    No início, o conteúdo está disponível apenas em inglês. Em seguida, haverá versões em outros idiomas.

    PCF

Classes premium recicladas para cilindros e trabalhos em madeira

Para clientes que querem reduzir ativamente a pegada de carbono do produto em sua própria linha de produtos, as classes de metal duro da série upGRADE da CERATIZIT oferecem soluções eficazes, inovadoras e que podem ser imediatamente utilizadas. A classe CT-GS20Y para cilindros e ferramentas de corte e a classe KLC20+ para trabalhos em madeira são fabricadas com mais de 99% de matérias-primas secundárias rigorosamente selecionadas e combinam desempenho premium com uma PCF particularmente baixa, que está em média cerca de 60% abaixo da PCF das classes padrão correspondentes da CERATIZIT.

 

Reafiação

upGRADE para trabalhos em madeira

Nossa nova classe KLC20+ é feita com metal duro reciclado. O “LC” em KLC20+ significa “low carbon” (ou “baixo carbono”), porque a nossa nova classe permite reduzir as emissões de CO2 equivalente.

Leia mais

Esta página será atualizada gradualmente nos próximos meses com mais informações sobre a abordagem PCF da CERATIZIT.