Junho 26, 2025
CERATIZIT tem suas metas climáticas aprovadas pela SBTi
Mamer, Luxembourg
A CERATIZIT, reconhecida por suas soluções avançadas em metal duro, recebeu a validação oficial da Science Based Targets initiative (SBTi) para suas metas climáticas de curto, longo prazo e neutralidade climática. Essa aprovação confirma que os objetivos de redução de emissões da empresa seguem as recomendações científicas mais recentes e estão alinhados com o limite de aquecimento global de 1,5°C previsto no Acordo de Paris.
A SBTi confirmou que as metas submetidas pela CERATIZIT atendem aos padrões e diretrizes do SBTi Corporate Net-Zero Standard. Entre os compromissos assumidos, está a redução de 54% das emissões absolutas dos Escopos 1, 2 e categorias selecionadas do Escopo 3 até 2030, tomando o ano fiscal de 2020 como referência. As categorias do Escopo 3 consideradas incluem, entre outras, bens e serviços adquiridos, bens de capital, atividades relacionadas ao consumo de energia, transporte e distribuição upstream, resíduos gerados, viagens de negócios, deslocamento de colaboradores e investimentos.
Além disso, a empresa estabeleceu a meta de diminuir em 90% as emissões combinadas dos Escopos 1, 2 e 3 até 2040. Para alcançar a neutralidade climática ao longo de toda a cadeia de valor até esse ano, a CERATIZIT focará principalmente na redução direta de emissões, compensando apenas aquilo que for residual, conforme os critérios definidos pela SBTi.
Progresso Ambiental já Demonstrado
A CERATIZIT já vem avançando de forma consistente. Em 2020, suas emissões totais eram de 316.503 toneladas de CO₂ equivalente. Em 2023, esse número caiu para 277.900 toneladas, refletindo um progresso significativo no processo de descarbonização. As principais fontes de emissão identificadas foram:
Bens e serviços adquiridos (31%);
Processamento dos produtos vendidos (24%);
Transporte e distribuição upstream (13%).
A empresa continuará a informar anualmente seus avanços, conforme o Greenhouse Gas Protocol, e revisará suas metas pelo menos a cada cinco anos para assegurar que permaneçam alinhadas à ciência climática e às possíveis mudanças em suas operações.
Sobre a Science Based Targets initiative (SBTi)
A Science Based Targets initiative é uma organização global que apoia empresas na definição de metas robustas de redução de emissões, alinhadas à ciência climática. A iniciativa é fruto da colaboração entre CDP, Pacto Global da ONU, World Resources Institute (WRI) e World Wide Fund for Nature (WWF). Ela estabelece e promove boas práticas, oferece orientações e avalia de forma independente as metas submetidas pelas organizações.