July 3, 2025
Breitenwang/Reutte, 3 July 2025 – Apesar das condições econômicas exigentes do último ano fiscal, o Plansee Group apresentou um desempenho sólido. A empresa destaca que a disponibilidade segura de matérias‑primas, a produção local em todas as principais regiões econômicas e uma base diversificada de clientes em múltiplos mercados contribuíram decisivamente para essa estabilidade.
Com esses pilares, o grupo acredita estar bem preparado para enfrentar os próximos anos e continuar se desenvolvendo de forma sustentável mesmo em cenários voláteis.
Durante o ano fiscal de 2024/25, a demanda variou consideravelmente entre diferentes setores e regiões econômicas. Enquanto o clima de negócios continuou a esfriar (especialmente na Europa), a China apresentou sinais de uma leve recuperação. Segmentos como engenharia mecânica, indústria automotiva e semicondutores mantiveram uma procura moderada. Em contraste, os setores de eletrônicos de consumo e aeroespacial impulsionaram um crescimento mais visível.
“Trabalhamos na melhoria da nossa performance operacional e conseguimos implementar ajustes de preços com sucesso. Ainda assim, isso não foi suficiente para compensar totalmente os efeitos da redução na utilização da capacidade produtiva”, afirmou Karlheinz Wex, Presidente do Conselho Executivo do Plansee Group, durante a conferência anual de imprensa realizada na sede em Reutte, Áustria. “Diante desse cenário, conseguimos entregar um desempenho sólido.”
A queda de 4% no volume de vendas resultou em uma redução de 1% no faturamento, que totalizou 2,25 bilhões de euros em comparação com o ano anterior. Já o índice de capital próprio aumentou para 59%, 3% a mais que no ano anterior.
Líder no fornecimento de tungsténio
A segurança no fornecimento de matérias‑primas de tungsténio foi ainda mais reforçada. Para isso, o grupo desenvolveu novos modelos de negócios para a compra e recepção de tungsténio para reciclagem, que foram testados com sucesso no mercado e já estão em operação. Paralelamente, a mina de Sangdong, na Coreia do Sul, iniciará nos próximos meses a extração e o fornecimento de concentrados de tungsténio. O Plansee Group garantiu o financiamento deste projeto ambicioso por meio de contratos de compra de longo prazo. Segundo Karlheinz Wex, “com estas iniciativas, asseguramos um fornecimento estável de tungsténio nos últimos anos e continuamos a fortalecer a nossa posição como o principal fornecedor de tungsténio do mundo ocidental”.
Investimentos em capacidade e infraestruturas
As prioridades de investimento incluíram a ampliação de capacidades nas unidades de produção da Bulgária, França, Polónia e Alemanha. Na Áustria, foram iniciados projetos voltados para a descarbonização de fornos industriais e para a automação da produção de tungsténio e produtos de metal duro.
Na China e na Índia, foram instalados novos equipamentos destinados ao fabrico de produtos para os setores de tecnologia médica, semicondutores e transmissão de energia. Além disso, o grupo realizou investimentos adicionais em novas máquinas, equipamentos e no desenvolvimento de produtos e processos.
No total, o volume de investimentos e inovação do Plansee Group atingiu 249 milhões de euros no último exercício fiscal, dos quais 99 milhões de euros foram dedicados ao desenvolvimento de produtos e processos.
Digitalização dos processos de cotação e aquisição
CERATIZIT adquiriu uma participação minoritária na Spanflug Technologies GmbH. A empresa, sediada em Munique, opera uma plataforma que automatiza e simplifica o processo de aquisição de peças torneadas e fresadas em CNC.
Redução de CO₂ avança conforme o previsto
O Plansee Group publicou o seu segundo relatório de sustentabilidade referente ao último exercício fiscal. Segundo Karlheinz Wex, “continuámos a concentrar-nos na redução da nossa pegada de carbono e no aumento da reciclagem dos nossos valiosos metais molibdénio e tungsténio”.
Em comparação com o ano-base de 2020/21, a pegada corporativa de carbono do grupo foi reduzida em 26%, atingindo 313.000 toneladas de CO₂e. Um dos fatores decisivos para este avanço foi a aquisição de eletricidade proveniente de fontes renováveis, que atualmente representa 97% do consumo total do grupo.
O método apresentado no ano anterior para calcular as emissões de gases com efeito de estufa associadas à produção de um produto — o Product Carbon Footprint — foi ainda aperfeiçoado em estreita colaboração com a Federação Alemã de Engenharia (VDMA). A expectativa é que essa metodologia se torne um padrão internacional para a indústria. Como destacou Karlheinz Wex, “este progresso reforça o nosso papel pioneiro como força motriz para uma transformação sustentável no setor”.
Número de colaboradores em queda
O número de colaboradores recuou para 10.890 em todo o mundo, uma diminuição de cerca de 3% em relação ao ano anterior. Essa redução ocorreu principalmente devido à rotatividade natural, como aposentadorias e desligamentos voluntários, na maioria das unidades.
A saúde e segurança no trabalho receberam atenção especial. “O nosso objetivo é que todos os colaboradores regressem para casa em segurança ao final do dia”, destacou Karlheinz Wex. Para isso, a empresa implementou diversas medidas voltadas à prevenção de acidentes e ao fortalecimento da cultura de segurança em todas as operações.
Perspectivas
A diretoria executiva não espera melhorias significativas no ambiente económico ao longo do atual exercício fiscal e prevê sinais de crescimento apenas em alguns setores específicos. No geral, o desempenho deverá permanecer em linha com o do ano anterior.
A competitividade nas unidades da Europa Central continua a ser afetada pelos elevados custos de energia, pessoal e burocracia. O encerramento das unidades alemãs da Ceratizit em Besigheim e Empfingen — anunciado em março — deverá ser concluído até ao final de 2026, estando atualmente em desenvolvimento planos de compensação social para os colaboradores afetados.
Para garantir que os clientes de todas as regiões económicas recebam produtos fabricados localmente, estão previstos novos investimentos na Índia e nos Estados Unidos.
Karlheinz Wex não antecipa uma recuperação significativa da economia global antes do final do exercício fiscal. “Enquanto isso, continuaremos a reforçar a resiliência da nossa organização, a desenvolver novos produtos em parceria com os clientes, a alcançar excelência em produção, vendas e administração e a otimizar continuamente os nossos processos. Uma vez concluídas estas etapas, estaremos bem preparados para o próximo ciclo de crescimento econômico”, afirmou o Presidente de forma otimista.
A Direção Executiva do Plansee Group (da esquerda para a direita): Andreas Schwenniger, Karlheinz Wex (Presidente do Conselho), Ulrich Lausecker e Andreas Lackner. Foto: Michael Parsch.
Karlheinz Wex, Presidente da Diretoria Executiva do Plansee Group. Foto: Andi Mayr.
Principais indicadores da Plansee Group