Dezembro 12, 2025

Validação Externa Envia um Forte Sinal para a Sustentabilidade

A CERATIZIT está estabelecendo um padrão que vai muito além da fabricação: graças à implementação consistente de sua ambiciosa estratégia de sustentabilidade, a empresa impressionou também as agências de classificação externas. A CERATIZIT foi premiada com a Medalha de Platina pela EcoVadis, posicionando-se entre o top 1% das mais de 150.000 empresas em todo o mundo que priorizam a sustentabilidade.

“O reconhecimento Platina da EcoVadis é resultado de uma colaboração intensa entre todos os departamentos. Cada ideia, cada detalhe e cada melhoria contribuíram para esse sucesso. Isso mostra o que podemos alcançar juntos quando a sustentabilidade se torna parte integrante do trabalho diário”, afirma Andreas Lackner, Membro do Conselho Executivo do Grupo CERATIZIT.

Validação Externa como Guia para o Futuro

A EcoVadis é uma plataforma globalmente reconhecida que fornece classificações de sustentabilidade, informações e ferramentas para ajudar empresas a gerenciar riscos e questões de conformidade relacionados a meio ambiente, aspectos sociais e governança (ESG). Ela avalia empresas em quatro categorias: Meio Ambiente, Trabalho & Direitos Humanos, Ética e Compras Sustentáveis. A classificação Platina recentemente alcançada reflete a qualidade do sistema de gestão de sustentabilidade da CERATIZIT e demonstra seu compromisso com maior transparência em toda a cadeia de valor.

Além disso, em junho de 2025, as metas climáticas de curto e longo prazo da empresa foram oficialmente validadas pela renomada iniciativa Science Based Targets (SBTi). A CERATIZIT está comprometida em reduzir drasticamente suas emissões de gases de efeito estufa em linha com a meta de 1,5°C do Acordo de Paris e alcançar emissões líquidas zero em toda a cadeia de valor até, no máximo, 2040.

Especificamente, isso significa: até 2030, as emissões absolutas dos Escopos 1, 2 e categorias selecionadas do Escopo 3 — incluindo bens e serviços adquiridos, bens de capital, atividades relacionadas à energia, transporte, viagens de negócios, deslocamento de funcionários e investimentos — devem ser reduzidas em 54% em relação ao ano-base de 2020. A longo prazo, a CERATIZIT pretende reduzir as emissões absolutas em todos os três escopos em 90% até 2040. A meta de emissões líquidas zero estipula que todas as emissões restantes serão neutralizadas até, no máximo, 2040.

Um Sinal que Vai Além de Muitos Setores

A produção industrial enfrenta grandes desafios — desde a obtenção de matérias-primas até processos intensivos em energia e cadeias de suprimentos globais. Para minimizar esses impactos, é essencial uma transformação consistente e transparente. “A atual classificação da EcoVadis confirma que a CERATIZIT está no caminho certo. Nosso objetivo não é apenas convencer nossos clientes por meio de desempenho, qualidade e serviço, mas também apoiá-los no desenvolvimento de soluções para um futuro mais sustentável”, acrescenta Melissa Albeck, Membro do Conselho Executivo do Grupo CERATIZIT.

A confirmação externa pela EcoVadis e pela SBTi é mais do que um selo de aprovação. É um sinal claro para muitos setores da produção industrial: a CERATIZIT está assumindo responsabilidade — e convida outras empresas a seguirem esse exemplo.

Melissa Albeck Assumirá a Responsabilidade pelo Tema Sustentabilidade na CERATIZIT

A partir de 1º de janeiro de 2026, a responsabilidade pela Sustentabilidade no Conselho da CERATIZIT será transferida para Melissa Albeck. Melissa trabalhará em colaboração com o novo Chefe de Sustentabilidade, Philippe Strebler, para fortalecer a compreensão da sustentabilidade em toda a organização e aproveitá-la como um diferencial-chave para agregar valor aos clientes.