Técnicas para a junção do metal duro com outros materiais
Para a junção do metal duro com outros materiais, suas propriedades especiais devem ser levadas em consideração:
Brasagem de metal duro
A brasagem de metal duro em aço requer temperaturas >450 °C. As ligações de brasagem são caracterizadas por alta estabilidade térmica e mecânica. Os fundentes são usados para brasagem em atmosferas oxidantes. Esses agentes dissolvem camadas de óxido na superfície do metal duro e melhoram a molhabilidade. Em geral, as superfícies de metal duro e aço devem estar limpas e livres de óleo e graxa, a fim de garantir a molhabilidade ideal do metal de brasagem. Devido aos diferentes coeficientes de expansão térmica do aço e do metal duro, a tensão interna pode causar empenamento ou rachaduras. A tensão interna após a brasagem pode ser parcialmente reduzida pela deformação plástica da junta de brasagem.
Parafusos em metal duro
Furos que atravessam o metal duro para parafusos não apresentam problemas, mas as roscas são muito caras para produzir. As buchas roscadas feitas de aço são uma alternativa muito boa - elas são brasadas ou ligadas à superfície do metal duro. Estudos da CERATIZIT mostraram que a carga máxima de tensão dos parafusos em roscas internas do metal duro (M4 a M10) é limitada pela resistência à tração do material do parafuso. As roscas externas feitas de metal duro são sensíveis a entalhes e podem quebrar a altas cargas de torção com torque excessivo.
Técnicas para a junção do metal duro com outros materiais
A ligação com adesivo é um processo descomplicado, rápido e barato. Para a ligação com adesivo, o tratamento da superfície é crucial para a qualidade da ligação e sua estabilidade sob carga:
Existem diferentes tipos de adesivos:
As ligações adesivas podem ser usadas com uma resistência à fratura de <25–35 MPa e temperaturas de operação de <150–250 °C. Além disso, os líquidos podem arrastar o adesivo, portanto, a junta ligada precisa ser protegida.
Embutimento com metal duro
O embutimento é um método para inserir uma matriz de metal duro em uma peça de aço. O núcleo de metal duro é fixado por embutimento e prensagem a quente ou a frio com a conexão de aço. Depois do embutimento no gabinete de aço aquecido, a tolerância de grandes tamanhos produz uma força de fixação, juntamente com o resfriamento do aço. A temperatura de ligação máxima não deve ser ultrapassada durante o aquecimento, para que não influencie negativamente nas propriedades de dureza do aço. Por outro lado, a temperatura deve ser alta o suficiente para que o diâmetro interno da conexão de aço se expanda o suficiente.