O que é o metal duro?
Os metais duros representam um grupo de materiais que diferem de outros materiais duros como cerâmica, corindo ou diamante, devido às suas propriedades metálicas.
Essas propriedades metálicas incluem, por exemplo, boa condutividade elétrica e térmica.
O metal duro é um material bifásico de pó-metalúrgico que consiste em uma fase de material duro e uma fase de ligante metálico. O material duro proporciona a dureza necessária (= resistência ao desgaste) e o metal ligante garante a tenacidade adequada.
No caso dos metais duros para ferramentas de corte e proteção contra o desgaste, geralmente, o metal duro (WC) é usado como fase de carboneto de tungstênio e o cobalto (Co) como ligante metálico (fase ligante). A razão para isso é que, ao aplicar esta combinação, é possível obter as melhores propriedades físicas e mecânicas.
Os parâmetros mais importantes para determinar as propriedades do metal duro são o conteúdo de ligante (geralmente expresso como uma fração de massa) e o tamanho médio do grão da fase de material duro.
A classificação dos metais duros de acordo com o tamanho de grão de WC corresponde às recomendações da Powder Metallurgy Association.
Propriedades do metal duro relevantes para a aplicação:
Tendo em vista as múltiplas combinações possíveis do conteúdo de ligante metálico e tamanho de grão, o metal duro cobre uma ampla gama de aplicações, como pode ser visto no gráfico a seguir.
Vantagens do metal duro:
Metal duro em comparação com outros materiais: